Os mais de mil moradores do Condomínio Terra Nova, em Santa Maria, contarão com uma nova maneira de fazer compras. No próximo sábado, abrirá no residencial a Cantina Store, um micromercado que funcionará 24 horas no modelo de autoatendimento.
Tendência em grandes cidades, a cantina não tem nenhum funcionário. O diferencial é que o cliente escolhe o produto, passa no leitor ótico, paga e leva para casa. Tudo sozinho. Segundo o empresário Sanon Martini, 46 anos, sócio da Cantina Store, a base do negócio é a honestidade. Para isso, o micromercado só é instalado em condomínio fechados, para atender exclusivamente aos moradores.
Praça será revitalizada, e poderá ganhar novo nome em Santa Maria
O estabelecimento funcionará em um contêiner, que está sendo transformado em loja, com prateleiras, freezers para bebidas e ar-condicionado. O acesso se dá por uma rampa de madeira, onde também há um deque com mesas para curtir o ambiente. Martini diz que uma primeira cantina do gênero foi aberta neste ano em um residencial de Porto Alegre.
Esse modelo de loja funciona em um pequeno contêiner para não interferir na estrutura do condomínio. A instalação no Terra Nova foi possível após aprovação dos próprios moradores, que também indicaram quais produtos preferem comprar no local. O regionalismo pesou nesse escolha.
– Um pedido que nos foi feito é que produtos da região tenham prioridade – conta o empresário, que também é morador do Terra Nova.
Um exemplo são os sorvetes da São João, tradicional empresa santa-mariense, que serão vendidos na loja.Além de permitir que os moradores façam compras a qualquer hora do dia ou da noite, a cantina irá pagar uma taxa mensal para o condomínio pelo uso do espaço.
Os empresários Fabio Muniz (à esq.) e Sanon Martini estão à frente do investimento do Terra Nova. Foto: Leandro Rosa (Diário)
ESTOQUE SEMPRE RENOVADO
O ambiente é monitorado por câmeras e tem o estoque renovado permanentemente. A proposta é atender a um segmento em que os supermercados falham, que é o reabastecimento. A meta é ter sempre os produtos em exposição, assegura o empresário Fabio Muniz, 45 anos, também sócio da Cantina Store.
De acordo com Muniz, o local terá cerca de 800 produtos, entre alimentos e bebidas. Entre os itens, estão o básico, como arroz, feijão e carne, e chocolates, cerveja e artigos de higiene.
– Se o morador quiser fazer um churrasco, terá tudo à disposição na cantina – assegura.
O objetivo dos empresários não é ampliar as lojas autônomas. Eles planejam abrir 10 cantinas no Estado até 2023, metade delas em Santa Maria, transformando a marca em uma franquia.
Deni Zolin: maior usina solar da região vai entrar em operação em breve
O investimento na montagem da cantina fica em torno de R$ 100 mil. A próxima unidade irá funcionar no Condomínio Moradas, vizinho do Terra Nova. A inauguração está prevista para o segundo semestre.
O local é monitorado por câmeras de segurança, mas a proposta é o “honest market”, ou seja, a venda é feita na base da honestidade. Foto: Divulgação
O QUE É O MICROMERCADO
A loja é compacta. Funciona em um contêiner de 12 metros quadrados, onde há prateleiras e freezers para bebidas e carnesO micromercado disponibiliza cerca de 800 produtos básicos, entre alimentos e bebidasO cliente escolhe o produto, passa no leitor ótico, paga com cartão ou Pix, embala e leva para casaO serviço funciona 24 horas e atende exclusivamente a condomínios fechadosO local é monitorado por câmeras de segurança (na foto acima, a loja de Porto Alegre), mas a proposta é o “honest market”, ou seja, a venda é feita na base da honestidadeOs preços dos artigos são equivalentes aos dos supermercadosNo caso das bebidas alcoólicas, o cliente precisa ter um aplicativo da Cantina Store para poder liberar o acesso ao freezer. Menores de 18 anos não terão acesso